Você sabe o que é Justiça Sexual?

 

A ideia desse texto é de nortear e esclarecer sobre nossos direitos. Quando falamos de justiça sexual, desejamos que seja garantida a dignidade, o cuidado e o respeito para todas as pessoas, sem exceção ou distinção de religião, identidade de gênero, orientação sexual ou dogmas culturais.

Justiça sexual é um chamado à ação. É um compromisso ético com práticas profissionais adequadas, com políticas públicas que garantam acesso aos direitos sexuais. É uma exigência de promover mudanças sociais que reconheçam as desigualdades históricas – é a inclusão com equidade. Quando falamos em justiça sexual, reconhecemos que não partiremos do mesmo lugar e que, muitas vezes, nem falaremos a mesma língua. Mas sabemos da urgência em viabilizar uma forma positiva, sensível e proativa de comunicação, zelando por reparar e garantir as condições justas para que todas as pessoas possam viver sua sexualidade com liberdade, saúde, prazer e segurança.

É sobre o nosso direito de exigir o acesso à informação confiável sobre o próprio corpo. É sobre ter atendimento em saúde sem julgamento. É ter educação em sexualidade que respeite e valide as diversidades existentes no mundo, é oferecer orientações pertinente em cada fase da vida. É sobre viver em segurança suas relações afetivas e sexuais sem sentir medo ou pânico. É poder andar na rua sem sofrer nenhum tipo de violência. É ter acesso universal a métodos contraceptivos e de proteção. É poder ter liberdade para tomar decisões sobre o próprio corpo de forma integral e suporte para enfrentar as consequências das inúmeras formas de abusos ou discriminações que podem se manifestar de forma silenciosa.

Justiça Sexual engloba os princípios da dignidade humana, autonomia, integridade corporal, autodeterminação e cidadania, promovendo a inclusão, a não discriminação e a aceitação social das populações e pessoas desfavorecidas, marginalizadas e estigmatizadas em termos de classe social, gênero, estruturas de relacionamento diversas, raça/etnia, status migratório, idade, estado de saúde, deficiências, entre outras, abrangendo também diversas orientações sexuais, identidades e expressões de gênero e diversidades corporais.

O texto acima, são reflexões parafraseadas da Declaração sobre Justiça Sexual no site da Associação Mundial da Saúde Sexual. Meu desejo é fortalecer todos os vieses humanos que assegurem o direito de termos uma sexualidade mais justa, acessível e protegida de falsas informações ou ações deseducativas.

Texto completo: Declaração da WAS sobre Justiça Sexual | A Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS)

Karina Brum, 22/09/2025.

Comentários